sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Um inimigo diferente

Além de passar fome, se sujar, enfrentar dificuldades e agüentar a saudade da família, nossos soldados e o querido Marechal Osorio ainda tinham que se cuidar dos piolhos.

Esse bichinho estava por todo lugar, nas mantas, nos pelegos, nos arreios e nas fardas; já faziam parte da tropa. Mas esse companheiro indesejado, além de causar muita coceira transmitia sérias doenças.

Uma das doenças transmitidas pelo piolho era a Tifo. É uma doença epidêmica causada pela bactéria Ricketisia Prowazekii. Essa bactéria é um pequeno bacilo cocóde, parasita intracelular que é incapaz de se reproduzir fora das suas células hóspedes.

As bactérias se reproduzem no interior das células endoteliais que revestem os vasos sangüíneos, liberando a descendência para o sangue de forma contínua com inflamação dos vasos (eritemas). Surge então a febre alta seguido do eritema em manchas. Antes de se descobrir que a higiene e a limpeza das roupas reduziam as mortes por tifo, a higiene não era grande preocupação para os oficiais.

A bactéria causadora do tifo infecta os piolhos e permanece viva por muitos dias nas fezes e no cadáver do parasita. Ou seja, mesmo que eles matassem o piolho ele continuaria a transmitir a doença.

Apesar de todas as dificuldades encontradas na sua vida de bravura, Osorio nunca deixou de defender a sua pátria e seus ideais. Mesmo cansado, ferido e doente, estava sempre ao lado de seus soldados.


Fonte: Wikipédia.

Postado por Rafaela Ramalho

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Muito bom este esclarecimento sobre as doenças de Osório. O grupo foi atento em aprofundar a investigação neste aspecto. parabéns!

abraço!