sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Militar desde Pequenininho!

Uma trajetória incrível de Manoel Luis Osorio na sua carreira militar.

Praticamente uma obrigação para qualquer pessoa que goste de histórias sobre guerras, batalhas com grandes nomes envolvidos, saber quem foi Osorio. Não simplesmente saber quem foi, mas conhecer o grande homem que aquele simples peão se tornou. Figura real de que os sonhos podem se realizar, sem importar o quanto distante está este desejo.

Sua história começa aos 14 anos, quando entra no Exército, já na guerra da independência do Brasil em 1822. Depois de uma grande entrada, continuou em importantes batalhas. Seguiu com a guerra da Cisplatina e em seguida foi promovido a tenente, na guerra do Passo do Rosário. Lutou durante toda a guerra dos Farrapos, que perdurou por mais ou menos 10 anos. Quando chegou no Exército Imperial, lutou na guerra contra Oribe e Rosas, a conhecida Guerra do Paraguai.

Por volta de 1860, já era visto como militar respeitado e experiente que, por isso, recebeu o comando do 1º corpo do Exército Imperial na guerra da Tríplice Aliança, em 1864. Sua última batalha, na qual sua presença foi muito importante, foi a Batalha de Tuiuti. Depois dessa, teve que se afastar dos campos de batalha por seu estado de saúde ter agravado, regressando aos campos de batalha apenas em 1867, já como comandante do 3º corpo do Exército. Com o fim dos conflitos após a guerra de Humaitá, ainda participou de mais duas batalhas, a de Itororó e Avaí, porém teve um grave ferimento, e teve que sair novamente dos campos de batalha, o impossibilitando de participar na queda de Assunção, em 1869, o que seria sua última passada nos campos de guerra. No dia 26 de setembro de 1879 contrai pneumonia. Era 4 de outubro de 1879, seis e dez da tarde, quando Manoel Luis Osorio falece aos 71 anos.

Ao decorrer de sua vida, se casou com Francisca Fagundes, com quem teve 4 filhos, foi agraciado comos títulos de barão do Herval em 1 de maio de 1866, visconde do Herval 11 de abril de 1868 e de marquês do Herval 29 de dezembro de 1869. Foi nomeado senador pela província do Rio Grande do Sul e ministro da Guerra. Em 1877, tornou-se marechal-de-exército.
Contudo podemos ver até hoje homenagens que deixaram para Osorio. Sua passagem no Exército foi tão importante paro o Brasil que na cidade do Rio de Janeiro há uma escola federal, Fundação Osorio, a criação de um parque em torno da casa onde nasceu, Parque histórico Marechal Manoel Luis Osorio, um monumento equestre esguido no centro de Porto Alegre, além de seu nome está escrito no livro de aço em Brasília.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Lu%C3%ADs_Os%C3%B3rio

Postado por Hanna

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Hanna e grupo

A idéia de ler as diversas fontes de pesquisa e elaborar texto próprio evita que o mesmo texto seja encontrado com nomes diversos de autores. O autor original, com justa razão, poderá não concordar com esta apropriação de seu trabalho.
Para nos resguardarmos de qualquer problema em relação à autoria, em nossos trabalhos evitamos copiar trechos longos de textos de outros autores. Apenas copiamos trechos que julgamos ideal colocar as exatas palavras do autor. E isso é feito de maneira a preservar a sua autoria: o trecho é destacado e, ali mesmo vai o nome do autor, a data do livro\artigo e a página de onde tiramos o texto. Além disso, no final do trabalho vai a referência completa da obra consultada.

Este texto da postagem pode ser encontrado também em diversos outros lugares. Por exemplo: em http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=46&noticia=54331
e
http://www.osorio.org.br/marechal_osorio.htm

Se o original é o da Revista Militar, este original foi plagiado pelo Jornal Agora e, também, por vocês. Fonte é o local onde se pesquisa, reproduzir na íntegra ou em parte um texto de outro autor, sem a autorização deste e sem fazer referências é plágio, também.

Eu recomendo que vocês refaçam esta postagem, usando o texto da revista como uma das fontes, mas escrevendo com as palavras de vocês. Caso queiram citar alguma frase, destaquem:

"quando os liberais subiram ao poder, Osorio ocupou o cargo de Ministro da guerra do gabinete do Visconde de Sinimbu" (AUTOR, ano, página)

(as aspas em textos de até 3 linhas e os recuos em trechos maiores são a forma de dizer que o texto é de outro autor, cujo último nome vai no parêntese, seguido do ano da obra e da página)

Faço esta correção para que vocês possam aprender a redigir trabalhos, pois certamente o farão muito nos próximos anos.

Como já havia abordado este assunto antes, penso que na ocasião não foi bem compreendido, então, se restarem dúvidas, podem usar este espaço para esclarecermos.

abraço