sábado, 30 de agosto de 2008

Conclusão

É com grande alegria que o grupo 1 da turma 102 conclui o trabalho interdisciplinar. Antes das buscas para realizá-lo, Marechal Osorio, para nós, era apenas o Patrono da Cavalaria. Após as leituras, entrevistas e pesquisas, ele passou a significar muito mais do que isso.
A figura de Osorio na historia nacional e o papel que ele representou parecem não ser muito estudados. Sua vida e sua personalidade são um manancial imenso ainda inexplorado. Notamos, na nossa pesquisa, que muitas pessoas o conhecem apenas por nome ou sabem que ele é o Patrono da Cavalaria, porém não sabem a grande importância dele, os seus feitos e sua vida. Marechal Osorio é desconhecido entre os jovens.
Algumas pessoas buscam informações sobre a vida desse herói. O grupo 1 teve a alegria e o prazer de entrevistar o Cel Estigarribia, autor de uma magnífica obra sobre Osorio. Por intermédio dele, podemos conhecer mais sobre o cavalariano que entrou para a história.
Mergulhamos com vontade nesse assunto tão pouco falado entre as pessoas fora do Exército.
Aprendemos com esse trabalho não apenas a sua vida e quem ele era, mas também a trabalhar em grupo e com a internet, e, principalmente, descobrimos como interpretar as façanhas de Osorio, que para nós se tornou um ídolo.
Após encerrarmos nosso trabalho, a nossa visão do Marechal Osorio não é mais apenas do Patrono da Cavalaria, mas sim de um amigo da Pátria, de um gaúcho inteligente, corajoso, que defendia seus ideais e que lutou a vida toda.
Osorio era poeta e é na poesia que encontramos o segredo de sua vida, a imensidade de sua força e de sua coragem.

Nada que vejo quero
“Mostrou-me a fortuna abertas”
As portas dos seus tesouros;
Mostrou-me palmas e louros;
Fez-me mil milhões de ofertas:
- “Fortuna, tu não acertas!
(Lhe respondo em tom severo)-
Os dons que do céu espero
Tu não me podes dar;
Nada do que vejo quero.”

Queremos agradecer aos nossos orientadores Cel Sant’Anna e Professora Suzana, bem como à ajuda inestimável dos colaboradores Cap Orlando, Ten Josué, Ten Marcia Londero,Ten Bassan, Maikon Lando, Cel Contiere, Cmt do CMPA, e Cel Estigarribia. Obrigada pela paciência, pela sinceridade, pela ajuda e atenção. Queremos agradecer e parabenizar à DEPA, autora do assunto escolhido para o Trabalho Interdisciplinar do primeiro ano do ensino médio.

2 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Ei grupo :)

Gostei de ver a evolução que está tendo este trabalho. Fiz alguns comentários em postagens anteriores e espero que o grupo os considere. Usem estes próximos dias para alguma revisão e correção de rumos.

abraços

Suzana Gutierrez disse...

Oi pessoal

Esta é uma mensagem que vou 'colar' em todos os blogs da turma: Valeu o esforço em construir conhecimento autoral e consistente. Olhem onde vocês estão linkados:
http://edu20.wikidot.com/blogs

abraços!