sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O que realmente Osorio tinha nas pernas?

Na invasão pelo passo da Pátria, Osorio passou nove horas a cavalo sob chuva inclemente. Quando, à noite, quis descalçar as botas, não conseguiu. Suas pernas inchadas obrigaram seu bagageiro a cortar o couro molhado que lhe apertava os membros.

Sobreveio-lhe uma inflamação crônica das pernas que lhe impediu daí em diante, de calçar botas. Eis porque Bernardelli representou-o de calças na bela escultura eqüestre que enfeita a Praça Quinze de Novembro.

A inflamação pode ser um edema, um inchasso ou um tumor. O processo de inflamação é quando nosso organismo combate microorganismos estranhos ao nosso corpo (bactérias, fungos ou protozoários).

A inflamação crônica nas pernas de Osorio pode ter sido causada pelas botas de cavalaria as quais passava a maior parte do tempo. As botas, por serem de couro e com o cano longo, ao molhar, o local ferido ( feridas) ficava úmido, isso possibilitava a reprodução dos microorganismos.

As horas que passava em cima do seu cavalo agravavam a sua situação, pois ficava muito tempo com as pernas paradas, o que dificultava a circulação do sangue provocando o inchaço.

Quando um microorganismo estranho entra em contato com o nosso corpo, seja por meio de ferimentos ou doenças transmitidas, nosso mecanismo de defesa corpo em ação. Os responsáveis pela defesa do organismo contra as infecções e inflamações são os glóbulos brancos.

Alguns glóbulos brancos conseguem fagocitar os microorganismos. Uma vez fagocitado, o invasor é destruído em seu interior. Os nossos ferimentos inflamam porque os glóbulos brancos envolvem o microorganismo não deixando que ele se reproduza. A formação do pus nada mais é do que glóbulos brancos que morreram tentando matar o invasor.

Fonte:
Ciências Entendendo a Natureza, AUTORES: César- Sezar- Bedaque.
Revista do Clube Militar - A casa da Republica, Abril de 2008.
Bio, AUTORA: Sônia Lopes. Volume único.

Postado por Rafaela Ramalho

Nenhum comentário: