quinta-feira, 31 de julho de 2008

Literatura de um Cavalariano

Na época de Osorio, a literatura estava em um período de desenvolvimento e, com isso, houve movimentos culturais da literatura que trouxeram a implantação de "grupos literários" como: o existencialismo, o neo-realismo ou realismo social, barroco, neoclassismo ou arcadismo, romantismo, realismo, parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo, prosa e poesia.
Marechal Osorio escreveu algumas poesias, porém, antes disso, escreveu pequenos versos dedicando-os para suas amadas. A primeira delas foi Ana, uma donzela de Rio Pardo, que a conheceu quando teve de ficar sediado lá, no 5º Regime de Cavalaria. Osorio, rapaz de novo, começou a fazer versos para Ana e um exemplo desses é:

Só vivo quando te vejo
Dia e noite penso em ti,
Se nasceste para amar-me,
Eu para te amar nasci.

Mas esse amor não durou muito e, logo, por razões nada comuns ele foi transferido. Apesar da distância continuava a mandar seus versos para sua amada Ana, mas nunca era respondido. Então, certa vez, mandou um último que dizia:

Ingrata que me deixaste,
Na tua cruel mudança,
Recordações do passado,
Uma perdida esperança.

Em Bagé esqueceu-se do incidente com Ana e enamorou-se de Francisca: morena, pequena, graciosa, filha do juiz de paz Zeferino Fagundes de Oliveira. Foi com ela que Manoel Luís Osorio se casou no dia 15 de novembro de 1835. Logo em seguida, teve que partir; foi chamado para participar da luta ao lado das forças legalistas. Antes, escreveu uma poesia, em que chamava: "Adeus, mulher adorada", e seguiu para o combate. Existem outros registros literários que Osório deixou. Esses eram as cartas que ele mandava, como a que mandou para Davi Canabarro com o titulo de "Fomos todos surpreendidos pelo Paraguai".

Postado por Rios

Fonte:

http://209.85.215.104/search?q=cache:kNnwL3096iMJ:www.cml.eb.mil.br/5_secao/salao_art/downloads/vida_de_Osorio.pdf+%22marechal+osorio%22+escreveu+poema&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br&client=firefox-a

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi grupo

O trabalho está ficando muito bom. Gosto da maneira cuidadosa com que vocês estão tratando a pesquisa.

Este é um aprendizado que será bem útil no futuro :)

Para enriquecer o TI, vou dar a vocês uma sugestão que estou dando a todos os grupos: uma linha de tempo.

Para a linha do tempo: Dipity (http://www.dipity.com/). Aqui tem explicações de como funciona:

http://vamosblogarbr.blogspot.com/2008/07/linha-do-tempo

abraços!